sábado, 15 de outubro de 2011

Os amigos são para as ocasiões

Ontem algo bateu cá dentro e lembrei-me que estou a ser egoísta. Tenho uma amiga que conheço desde os meus 14 anos e que sempre tivemos juntas até ela ter ido para outra escola tirar um curso profissional. Durante esse tempo raramente falávamos, é o que acontece com a maior parte das pessoas, afastam-se e o contacto que antes era diário passa a ser semanal, mensal até desaparecer. Foi isso que nos aconteceu.
No jantar dos meus 20 anos soube, por uma amiga em comum, que ela estava com um tumor cerebral, que já tinha sido operado a um mas que lhe voltaram a aparecer mais. Isto caiu que nem uma bomba. Uma pessoa nunca está à espera que isto aconteça a pessoas próximas de nós.
Fui tendo notícias através de amigos, nao fui capaz de lhe ligar do nada e falar disso. Sei que nao custava nada mas o que é suposto dizer numa situação dessas a quem ja nao falavamos a algum tempo?
Soube que, entretanto, ela tinha saído do hospital de cadeira de rodas e cabelo rapado. A minha irmã uma vez por acaso encontra-a e disse-me que ela estava óptima, super optimista só com a memória um bocado afectada. Eu só a vi mais tarde, também por acaso, numa festa da minha terra. Ela é que me reconheceu e realmente parecia feliz, já eu tive de fazer um esforço para nao chorar ali à frente dela.
Por que estou a escrever isto? Porque ontem pensei como me sentiria se estivesse na situação dela. Ela passa a vida a comentar no facebook a perguntar quando nos encontramos todas (o nosso grupo antigo) e todos respondem "um dia". Acho que estamos todas a ser egoístas, nós como amigas dela é que deveriamos pedir para estar com ela e nao ser sempre a mesma a suplicar por um encontro. De certeza que todas conseguimos arranjar nem que seja uma hora para estar um bocado com ela. E eu vou fazer isso porque os amigos também são para as ocasiões e estou certa que esta deve ser a altura mais díficil da vida dela (tal como eu gostaria que estivessem para mim). A vida dá mesmo muitas voltas.

6 comentários:

Vânia Duarte disse...

sabes costuma-se dizer que os verdadeiros amigos se vêm quando estamos doentes ou numa prisão. Tenho uma amiga que conheço desde os 5 anos, e com a vida acabámos por nos separar, a verdade é que ela para mim sempre foi como uma irmã, e ha uns tempos senti-me tao triste por não saber nada dela que escrevi um post como desabafo, onde dizia que achava que nada iria voltar a ser o mesmo. Grande parte deste post partiu do facto de eu me encontrar também doente, e a verdade é que ela ligou-me um dia depois muito triste com o que tinha lido, e eu que nem sabia que ela acompanhava o meu blog. Voltámos a encontrar-nos e hoje estamos inseparaveis novamente. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, porque se não ainda te arrependes:-(

Desculpa o testamento.
beijinhos***

CarlaBS disse...

Tens toda a razão. Se podemos mudar algumas coisas, então toca a fazê-lo enquanto é tempo. Obrigada e foi um belo testamento. beijinho

Vanessa Lino disse...

Somos umas egoístas, e estamos a tempo de alterar isso. Chorei quando a vi, arrepio-me quando penso...Mas não quero imaginar no que ela chora, e no que ela pensa...ainda por cima vendo que as ditas amigas, não estão lá ! pff nem que venhas só tu comigo, já estou farta de adiar porque alguém não pode e depois venho a saber que não ponderam porque passaram a tarde num café. Se um dia for tarde de mais, podemos viver bem com isso? temos de aproveitar em quanto há tempo ! e mostrar-lhe que não está sózinha...tal como foi do dia pra noite com ela, pode ser igual com uma de nós ou com alguém próximo.

CarlaBS disse...

é´exactamente nisso que penso. a mariana tambem disse que queria ir. como tenho aulas praticamente o dia todo e como ela so pode sair atarde podiamos combinar um sabado ou domingo.

CarlaBS disse...

é´exactamente nisso que penso. a mariana tambem disse que queria ir. como tenho aulas praticamente o dia todo e como ela so pode sair atarde podiamos combinar um sabado ou domingo.

Vanny disse...

é engraçado que as pessoas só pensam quando leem coisas assim... a rapariga fartou-se de andar atrás de nós para passar algum tempo connosco, mas havia sempre alguém que nunca podia... a verdade é que deveríamos ser nós a andar atrás dela e não ela atrás de nós... desculpem lá meninas mas eu não vou ficar à espera que vos dê na cabeça e se lembrem da rapariga... eu vou estar com ela nem que seja só as duas, que se amanhem.... quando a míuda mais precisou muita gente soube do sucedido e não tiveram a decencia de nos avisar nem nada, por isso não vou esperar por vocês...cada um tem consciencia daquilo que faz, e eu tenho consciencia que tenho que dedicar tempo para estar com ela, porque merece, não é só por ela ter tido este problema, mas sim porque ela sempre esteve lá quando estava de perfeita saúde, nós é que temos tanta pressa de viver a vida que nem nos demos conta... só quando nos acontece coisas destas é que sabemos quem são os verdadeiros, e nós não temos sido nada de nada!!!